Localização Atual

96 mil pessoas a deixarem suas casas, incluindo 104,6 mil desalojados e 16,6 mil desabrigados. Foto: Reprodução
Associação de Produtores de Soja e Milho do Estado do Tocantins (Aprosoja), se mobiliza para ajudar vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
Uma campanha para arrecadação de donativos está aberta e tem como objetivo sensibilizar os associados e a população em geral sobre a importância da solidariedade diante das dificuldades enfrentadas pelos moradores do sul do país.
A Aprosoja tem como meta inicial a arrecadação de valores, mas pretende discutir novas estratégias para atender outras necessidades, como colchões, roupas e calçados. As doações podem ser feitas por Pix, utilizando a chave 11.029.749/0001-88 (Aprosoja RS).
Conforme o presidente da Aprosoja Brasil, Maurício Buffon, a campanha também será divulgada em outras regiões produtoras do Brasil.
“O momento é de união entre os produtores para ajudar aquelas pessoas mais atingidas, que perderam parentes, perderam suas casas e precisarão de toda ajuda para reconstruir suas vidas”, destaca.
 
 
Uma publicação compartilhada por Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado do RS (@aprosojars)

O Rio Grande do Sul desempenha um papel importante no agronegócio brasileiro, liderando a produção em diversas culturas.
Segundo a Aprosoja, o estado responde por 70% da safra nacional de arroz, 15% de soja e 5% de milho. Nas carnes, suínos 17%, aves 13% e bovina 5%. O Rio Grande o Sul também é disparado o maior produtor de arroz do Brasil e o segundo de soja.
Dados apontam que o estado chegaria ao posto de maior produtor da 1ª Safra de Milho com 5 milhões de toneladas. No entanto, recentes adversidades climáticas afetaram a produção.
As inundações e o excesso de chuvas interromperam a colheita da safra de verão, afetando aproximadamente 27% da área plantada no estado e representando um risco significativo para a produção de milho e soja.
Esses contratempos já estão refletindo em prejuízos consideráveis. Na safra de soja, por exemplo, 30% da colheita prevista foi perdida, o que equivale a uma potencial perda de R$13 bilhões, considerando as atuais cotações da saca de soja. Além disso, estima-se que o impacto na produção total de grãos do país seja em torno de 5%.
Na produção de arroz, o estado conta com 70% da produção nacional, sendo uma cultura fundamental para a economia gaúcha.
No entanto, as preocupações persistem, já que ainda há cerca de 200 mil hectares e 1,6 milhão de toneladas em risco devido às condições climáticas. O volume representa 16% da safra estimada para o país.
A 29ª edição da Feira Internacional Agrícola em Ação (Agrishow), terminou nesta sexta-feira (03), em Ribeirão Preto (SP). O evento…
A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) comunica aos agricultores do estado que a venda e utilização do defensivo agrícola…
Nos primeiros quatro meses de 2024, o agronegócio brasileiro realizou a abertura de um novo mercado a cada quadro dias. Este…
Em 2024, as exportações brasileiras de açúcar estão em ascensão, impulsionadas pela diminuição na produção de açúcar na Índia devido…
Notícias sobre agronegócio e safras, dicas de manejo da terra e de como melhorar sua produção agropecuária.


© 2024 Portal AGRO2
© 2022 Agro2 – Plantando ideias. Colhendo soluções.

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigado!

Recebemos sua mensagem com sucesso e nossa equipe entrará em contato em breve.