Localização Atual

Serão palestras, workshops, oficinas e exposições voltados para o setor agropecuário

Crianças acompanham demonstração de experimento em vitrine da Unitins na Agrotins 2023 (Foto: Nonato Silva/Dicom Unitins)
 
Sob o tema “Bioeconomia”, a programação da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) 2024 terá início na próxima terça-feira, 14, e a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) será, mais uma vez, protagonista com programação variada para atender ao público presente na feira, que acontece no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, em Palmas.
Serão palestras, oficinas e exposições diversas com a participação direta dos acadêmicos e docentes da Universidade, no período de 14 a 17 de maio, das 9 às 17 horas. Haverá, também, a abertura do Museu de Zoologia e Taxidermia José Hidasi para visitação ao público e exposição do Núcleo Tocantinense de Arqueologia (Nuta), ambas no Complexo de Ciências Agrárias (CCA). Veja aqui a programação completa. Para participar e garantir a certificação, basta se inscrever pelo Sistema Eventos da Unitins.
“Nossa programação estará ricamente preenchida. Teremos diversas exposições de professores dos cursos ligados ao Agro, dos Câmpus Palmas, Paraíso e do TO Graduado, além de Ciências Contábeis e Medicina, do Câmpus Augustinópolis, e Sistemas de Informação, de Palmas, apresentando inovações na área do Agronegócio, além de demonstrações e divulgações dos serviços prestados pelos nossos laboratórios agropecuários. Também destacamos as exposições de parceiros, como a Imeve e a Mosaic”, comenta a diretora de Pesquisa Agropecuária da Unitins, Marjory Trajano.
No auditório, montado na Vitrine Agrotecnológica da Unitins, serão ministrados os workshops, que serão focados no perfil profissional para as empresas do Agronegócio e às inspirações femininas nesse setor, bem como as palestras. “Haverá participação de representante do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em palestra, com mediação do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Unitins, e presença de uma pesquisadora da Epagri de Santa Catarina, falando sobre a cultura do arroz irrigado. Como podemos perceber, a diversidade e a plenitude da programação deste ano são notáveis, repletas de avanços significativos”, destaca a diretora Marjory.
Para a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), Ana Flávia Gouveia de Faria, por ser uma das maiores feiras de agronegócio do Brasil, a edição de 2024 da Agrotins promete ser ainda mais impactante, com uma programação pensada e preparada com muita dedicação pela equipe do CCA e por toda a organização. “Está uma programação diversificada e os participantes podem esperar palestras com especialistas, exposições de tecnologias agrícolas, demonstrações práticas e oportunidades de networking. A expectativa é que a Agrotins 2024 traga ainda mais inovação e soluções para os desafios enfrentados pelo setor agropecuário, ajudando os produtores a aumentarem sua produtividade e sustentabilidade”, enfatiza.
O reitor da Unitins, Augusto Rezende, explica que, neste ano, a Universidade priorizou sua programação nos cursos envolvidos no Agro diretamente, desde Engenharia Agronômica, passando pelos cursos Tecnólogos em Gestão do Agronegócio do Câmpus Paraíso e do Projeto TO Graduado, além de graduações do Câmpus Augustinópolis que contemplam o produtor rural em seus projetos, o que proporcionará uma programação bem interessante e com trabalhos de pesquisa de nível avançado em exposição na feira.
Em relação à estrutura para atender ao público visitante e expositores, o reitor destaca melhorias realizadas pelo Governo do Estado no calçamento, o que proporcionará maior conforto para transitar na feira. “Temos a certeza que neste ano a Seagro [Secretaria Estadual da Agricultura e Pecuária] preparou a Agrotins com muito cuidado e carinho, então, com certeza, a Agrotins deste ano será a maior de sua história”, arremata.
Movimentação
Segundo dados da Seagro, a Agrotins ocupará um espaço de aproximadamente 400 mil m², e estima que o volume de negócios esperado para este ano seja de aproximadamente R$ 3 bilhões, e um público total esperado, nos cinco dias, de 200 mil pessoas.
A Agrotins é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Seagro, da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas, instituições e órgãos públicos, de pesquisas e educacionais, entre outros.
 

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigado!

Recebemos sua mensagem com sucesso e nossa equipe entrará em contato em breve.