Localização Atual


 
Levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) mostra que o volume de café arábica colhido nas regiões do Cerrado Mineiro e do Sul de Minas, importantes polos de produção da variedade, já passou da metade do total esperado para a temporada 2024/25. 
Produtores seguem preocupados com a qualidade do grão, que ainda está aquém do esperado. Desde o começo da colheita, no Sul de Minas, agentes consultados pelo Cepea relatam que a gramatura dos grãos está inferior ao registrado em período equivalente de anos anteriores. Com grãos de peneira abaixo de 17/18, cafeicultores demandam mais grãos para encher uma saca, fato que, por sua vez, aumenta o custo unitário de produção. 
Para o robusta, a colheita está se aproximando da reta final. Agentes consultados pelo Cepea também indicam que a qualidade está inferior para bebida, e o grão está com peneira abaixo do esperado. Mesmo com as atividades de campo avançando bem no Brasil, as cotações do arábica e do robusta seguem em elevação. 
O cenário de oferta global apertada, em especial de robusta, e o ainda baixo volume de grão da safra nova brasileira sendo disponibilizado no spot nacional, vale lembrar que produtores destinam os primeiros lotes ao cumprimento de contratos, dão suporte aos valores internos. 
 
Informações: Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada
Siga-nos nas redes sociais


SBA © Todos os direitos reservados | Criado por EquipeA.com.br

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigado!

Recebemos sua mensagem com sucesso e nossa equipe entrará em contato em breve.